historia da arte
Os prédios românicos eram baixos e pesados e havia, poucas janelas pois as paredes (grossas) seguravam o teto.
O ambiente era pouco iluminado.
As paredes eram decoradas com pinturas de aspecto sobre natural.
A escultura era ligada á arquitetura, isto é, era grudada nas paredes ou pilares
Arte Gótica
De modo geral, pode-se dizer que quase todas as manifestações de arte gótica são complementares á arquitetura. A escultura tinha uma função decorativa, dentro e fora das construções.
A característica principal da arte gótica foi a verticalidade, presente nas catedrais (igrejas altas), e nas figuras alongadas.
O uso do arco ogival possibilitou a construção de igrejas mais altas com muitas janelas e vitrais (com interior bem iluminado)
Renascimento- racional
- valorização da cultura Greco-romana
Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos humanos medievais.
As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.
As figuras divinas passaram a ter aparência humana.
A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Aparecimento dos mecenas, ricos comerciantes que começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural.
Barroco- emocional
A arte barroca estendeu-se por todo o século 17 e pelas primeiras décadas do século 18. Surgiu em Roma e aos poucos espalhou-se por toda a Europa e America Latina. A arte barroca era profundamente católica e foi usada como forma de expressão da mensagem religiosa da Contra-Reforma.
A exuberância da arte barroca foi considerada de mau gosto pelos neoclássicos do século 18. Foi em meados de 1750 que a palavra barroco passou a ter sentido pejorativo, designando uma arte