historia da arte
Na idade media assemelhava-se a arte com a religião.
Na época os nus foram proibidos e os Cristaos se focaram na salvação, e começou a ser feito mosaicos, pinturas e esculturas divinas. E suas edificações foram discretas no exterior, porem internamente foram feitos com mosaicos, vitrais simbólicos, etc.
Bizantino Romanico e Gotico
Bizâncios, estado Grego fundada pelo Rei Bizos, Bizantino ajudou a acelerar o Cristianismo e nos deu Artesãos, construtores e artistas, isso tudo com o imperador Constantino, que nomeou a com Constantinopla que foi fundada como império Cristão. No ano de 1453 ela foi atacada pelos turcos, e sua grande muralha foi derrubada e passou a chamar-se Istambul. Mas antes de acontecer isso, o Imperador Justiniano resolveu erguer uma igreja “ A Igreja da Sagrada Sabedoria” hoje conhecida como “Hagia Sophia”.
Para erguer essa igreja ele contratou 2 matemáticos que conheciam a teoria porem não tinha experiência em construção. E eles superaram as expectativas, pois fizeram uma estrutura inovadora.
A arte Bizantina também consiste em mosaicos feitos de vidros coloridos eles são usados em paredes e tetos com temas religiosos.
A arte romana
A arte dos romanos em mosaicos se constituía de mármore com cores limitadas e esses mosaicos eram usados no chão de residências.
Já sobre as obras românicas eles costumavam fazer os tetos de madeira, porem era perigoso por correr o risco de incêndios e com isso os artesãos mudaram e passaram a fazer os tetos de igrejas com pedras em forma abobadada, onde tinham mais espaços livres na parte de baixo, pois recebiam multidões.
No tempo em que saqueadores estavam devastando Roma, monge e freiras copiavam os manuscritos para as obras não se perderem.
Os papiros foram substituídos por pele de boi e de carneiro, e esses manuscritos eram objetos sagrados pois continham a palavra de Deus.
Arte