Historia da Arte
ALMEIDA JUNIOR – Biografia
José Ferraz de Almeida Júnior (Itú-SP 1850 – Piracicaba-SP 1899). Ingressou na Academia Imperial de Belas Artes-Aiba, em 1869, onde teve aulas de desenho com Jules Le Chevrel e de pintura com Victor Meirelles. Abre ateliê em 1875 e atua como retratista e professor desenho. Em visita ao interior de São Paulo, o Imperador Dom Pedro II, impressiona-se com seu trabalho e concede-lhe uma bolsa de estudos para a Europa. Vive em Paris entre 1876 e 1882 e estuda na École National Superieure dês Beaux-Arts (Escola Nacional Superior de Belas Artes), sendo aluno de Alexandre Cabanel. Durante sua estada na capital francesa, participa de quatro edições do Salon Officiel des Artistes Français. Regressa ao Brasil e expõe na Academia Imperial de Belas Artes as obras produzidas em Paris.
Em 1883, instala ateliê em São Paulo.Em 1886, Victor Meirelles o convida para ocupar sua vaga na Aiba, como professor de pintura histórica, mas o artista prefere permanecer em São Paulo. Uma parcela da crítica brasileira o vê como o “pintor do nacional”, pois em suas telas figuram os costumes, as cores e a luminosidade regional, contrários à tradição eurocêntrica vigente na pintura acadêmica. Ao montar seu ateliê em São Paulo, em 1883, traz para a cidade paulista amadurecimento artístico e contribui para a formação de novos artistas, entre eles Pedro Alexandrino.
Almeida Júnior revela desde cedo inclinação para o desenho e pintura e aos 19 anos parte de Itu, sua cidade natal, para o Rio de Janeiro, com a ajuda financeira de parentes e amigos, a fim de ingressar na Academia Imperial de Belas Artes.
Passa o ano de 1877 frequentando aulas de desenho em Paris, ingressando na tradicional École National Superieure dês Beaux-Arts em 1878. Faz um curso de três anos, tendo como principal professor Alexandre Cabanel, um dos maiores inimigos dos impressionistas.
Volta ao Brasil em 1882 e realiza exposição de suas obras europeias na Aiba. Ao instalar nesse ano