unisul
O presente estudo teve por objetivo estimar a prevalência de Transtornos Mentais Menores (TMM) na população de estudantes universitários dos cursos de Ciência da Computação, Direito, Letras e Enfermagem, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como também verificar a associação de algumas variáveis sociais e acadêmicas com os TMM. O estudo incluiu todos os estudantes dos referidos cursos, matriculados no primeiro semestre de 2002, e foi do tipo corte transversal. A pesquisa contou com uma amostra de 558 sujeitos, sendo 396 (71%) do sexo feminino e 161 (29%) do sexo masculino. Para coleta dos dados utilizaram-se dois questionários auto-aplicáveis: QSG-60 e QDSD. Constatou-se uma prevalência de 25% de TMM entre os estudantes, destacando-se, como transtorno principal, os distúrbios psicossomáticos. (CERCHIARI; CAETANO; FACCENDA, 2005).
Sim, pois a pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, objetivando fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações.
Percebe-se que a pesquisa científica tem por objetivo contribuir com a evolução dos saberes humanos em todas as áreas na qual estão inseridos, sendo sistematicamente planejada e executada através de rigorosos critérios de processamento das informações. No entanto, a pesquisa científica é de extrema importância na formação profissional de qualquer aluno.
Questão 2 - (2,0 pontos)
O material didático destaca os métodos dedutivo e indutivo como principais métodos que proporcionam a base lógica da investigação. Portanto, leia com atenção o resumo do artigo abaixo e identifique