historia da arte
GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
HISTORIA DA ARTE II
IGOR SIMOES
AUGUSTO VALDORI DE OLIVEIRA DA SILVA
Fauvismo
O fauvismo teve curta duração, e os principais artistas desse período foram: Matisse, Derain e Vlaminck . O fauvismo é descrito como um grupo de jovens artistas progressistas surgido em 1905 na galeria 7 do Salon D’Automne. Eles teriam abalado os críticos e artistas com suas obras coloridas e ousadas não convencionais sendo assim Receberam então o nome de “feras” “le fauves”, hoje sabemos que os interesses “fauve” já estavam em evidência antes da exposição de 1905.
Matisse é o artista que coordena este movimento e fazia obras mais significativas deste novo movimento. Ele se diferenciava pela originalidade e expressividade.
E alguns críticos de usavam varias vezes o termo “barbare” – traduziam como “primitivo” a “bárbaro” para descrever suas obras. E muitas de suas obras eram vistas como infantis, pois as pinturas traziam aspectos de não acabados ou com manchas de cores subjetivas do autor e que futuramente chamou a atenção para debates contemporâneos sobre o moderno e o decorativo.
Nessa época chamava a atenção o filósofo Nietzsche que influenciou o individualismo e o narcisismo com a livre expressão artística, de alguns artistas fouves, como: Derain e Vlaminck.
Quando foi revelada a corrupção de instituições do governo e forças armadas, Vlaminck foi um dos pintores que demonstrou idéias anarquistas – Embora os outros fauves tenham adotado este modo de expressão artística espontâneo que poderia ser associado à atitudes anarquistas, isso não envolvia nenhum compromisso politico.
Matisse combinava tradições primitivas para obter um trabalho mais espontâneo, onde que futuramente inclui a figura humana a suas paisagens, dando mais significados em suas pinturas.
A pintura de passagem era as mais pintadas pelos fauves, sendo que não precisava ser um lugar reconhecível, era meio para fins decorativos.
Vale