historia da arte grega sec. V a.C
Índice:
Introdução……………………..…………………………………..………………3
Contextualização da história no séc. V a.C……………………………4
Caracterização ……………………………………………………………………5;6;7
Conclusão……………………………………………………………………….…..8
Biografia…………………………………………………………………………..…9
Introdução:
Os artistas gregos tentavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidas em homenagem aos deuses gregos.
A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. A inteligência humana era superior à fé, encontrada na civilização egípcia. O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição.
Suas características são buscar a beleza das coisas, a superioridade do homem, a razão e a democracia.
Contextualização da história no séc. V a.C.
Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas” ou Período Clássico, foi uma época histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas (de 444 a 429 a.C.).
Neste século, Atenas tornou-se a principal cidade da Grécia Antiga, pois teve um grande desenvolvimento nas áreas da Política, Teatro, Artes plásticas, Arquitetura, Filosofia, História, Literatura, organização social e desenvolvimento urbano.
Esta época também foi marcada por investimento em obras públicas e formação de um exército bem preparado, principalmente, no tocante às estratégias militares.
Todos os investimentos feitos por Péricles e outros governantes atenienses deste período, resultaram na