Historia da Arte dos Ninjas
São muitas as evidências documentadas disponíveis hoje em dia, para se conhecer a verdadeira história dos ninjas, que geralmente são aceitas por historiadores como fontes confiáveis para pesquisa, também deve se considerar o que não está disponível.
Para construir a historia do Shinobi no Jutsu(nin-jutsu) deve se usar uma boa quantidade razoável de análise e de pensar crítico.
O problema em se tratando da historia do Shinobi no Jutsu/Nin-jutsu, é que seguir as origens desta maravilhosa arte marcial, desta ciência de guerra, ... é muito problemático/difícil, por causa de um número grande de razões:
Para o historiador profissional escrever e construir a historia significa procurar por uma evidência convincente; pois enquanto melhor evidência, mais forte o argumento será.
Tal evidência é encontrada geralmente em uma grande variedade de originais incluindo os diários, contos, crônicas, pergaminhos, pergaminhos de pinturas antigas de retrato, correspondência pessoal, etc.
No Shinobi no Jutsu existe poucos documentos, isto é, essa evidência documentaria é vaga e muitas vezes os documentos não são originais. Isto é, os rolos de pergaminhos e os livros das tradições do Shinobi no Jutsu (nin-jutsu) em que nós encontramos que as técnicas e a estratégia militar da tradição são cópias recentes de textos do século XVII.
As escolas de Shinobi no Jutsu que são ensinadas ainda hoje, não possuem os textos que foram transmitidos do fundador da tradição ao sucessor atual, isso porque elas eram praticadas em segredo e documentos escritos poderia acabar por delatar seus praticantes, assim como também poderiam cair em mãos erradas.
O Shinobi no Jutsu na historia japonesa sempre foi praticado e também sempre foi transmitido dentro de um grupo homogêneo e através de ensino Kuden(ensino oral).
Há três textos originais importantes que existem hoje:
Bansenshukai;
Ninpiden;
Shoninki.
Estes são registros do período