Historia arte idade media
A arte na idade média é marcada por sua característica religiosa. As construções, pinturas, esculturas e manuscritos dessa época estão voltados para a Igreja e para o cristianismo.
A arquitetura pode ser dividida em duas partes, a Romântica e a Gótica.
Entre os séculos XI e XIII esse foi o estilo que predominou na Europa, nessa época e pode ser caracterizado com grandes construções que abrigavam igrejas ou castelos. A nobreza e a igreja eram as únicas que possuíam recursos e organização para arcar com grandes construções.
As construções da época possuíam uma aparência “pesada”, paredes grossas, poucas janelas e arcos e abobadas. Como não eram muito iluminadas passavam a sensação de serem lugares sombrios e a aparência rústica e forte refletia a intenção da construção de ser uma fortaleza, seja para proteger do mal (Igreja) ou para resistir contra invasões (castelos).
Como muitas pessoas não sabiam ler, a igreja utilizava da pintura e da escultura para retratar a doutrina cristã. As obras dessa época também possuem um cunho religioso e era intimamente ligada a arquitetura. As características das pinturas dessa época são essencialmente o colorismo e a deformação. A deformação era utilizada na imagem de Cristo, sempre maior que as demais para simbolizar a sua grandeza, traduziam o sentimento e o misticismo do artista ao passar suas impressões para a obra. E o colorismo é que utilizava cores chapadas sem as preocupações com meio tons e jogos de luz. Os mosaicos também eram utilizados, uma herança da arte bizantina.
Já o estilo gótico predominou entre os séculos XIII e XV e também foi marcado por construções religiosas. Mas esse estilo caracterizou-se por construções verticalizadas, com grandes janelas, vitrais e paredes finas.
No estilo gótico a escultura começou a se separar da arquitetura e é declarara independente, com representações expressivas e mais naturais.
Por se tratar de uma época onde o domínio da igreja era expressivo as