HISTORIA ANTIGA ORIENTAL PROF
593 palavras
3 páginas
MesopotâmiaA mesopotâmia tinha uma noção própria de ordem do mundo, gerada pelos povos que falavam língua suméria sendo ela adotada e adaptada pelos povos que falavam acádio. Características semelhantes ao Egito.
A língua suméria foi a primeira língua escrita conhecida no mundo, incialmente sua grafia era em colunas (vertical) e depois passou a ser conduzida na horizontal, da esquerda para direita.
Assim com a avançada civilização egípcia, a avançada civilização mesopotâmica durou cerca de três mil anos, mantendo-se extraordinariamente uniforme durante esse prolongado período, onde, independe do domínio predominante (sumério ou semítico) tratava-se sempre e reconhecidamente da mesma civilização. Entretanto, não foi nunca uma civilização tranquila, fatores geográficos e históricos associaram-se para tomar a vida na Mesopotâmia ainda menos seguras do que no Egito. Geograficamente, a mesopotâmia era deserto escaldante e estéril, somente com intervenção humana através do sistema de irrigação que demandavam o esforço incessante de uma vasta forma de trabalho que coletava e canalizava as cheias dos rios Tigres e Eufrates, condicionou a fertilidade da terra, gerando a condição para agricultura capaz de alimentar uma grande população. Porem os rios Trigre e Eufrates eram muito menos confiáveis do que o rio Nilo, suas cheias ocorriam tarde demais paras as safras de inverno e cedo demais para o verão agregado ao fato de que bastasse que o nível de águas se mantivesse baixo por alguns poucos anos para que a terra se tornasse um deserto; e, por outro lado, uma única cheia excessiva podia transforma-la em um gigantesco pântano. Não importava o que o homem conseguisse em termos de irrigação e agricultura, ele sempre corria o risco de ver desfeito seu trabalho. O futuro sempre era imprevisível e ameaçador. A terra era pobre em recursos naturais: metais, pedras, madeiras eram trazidos de outras regiões além de ser uma terra difícil de ser cultivada. Historicamente, por volta