Historia 3º ano
A crise ocorre inicialmente nos Estados Unidos, mas atinge o Japão por causa da dependência japonesa do mercado americano e europeu; a América Latina, pois esta dependia do mercado dos Estados Unidos para os produtos primários; a Europa, pois ela dependia dos capitais e do mercado consumidor americano.
- A Crise nos Estados Unidos Começou com uma crise de subconsumo decorrente da queda das exportações para a Europa e da incapacidade do mercado interno (salários baixos e má distribuição de renda diminuíram o mercado interno). A queda de exportações para a Europa se deu pela recuperação das economias francesa e inglesa, que passaram a competir no mercado internacional, e pela Itália e Alemanha, que perderam a capacidade de endividamento por causa de um corte na quantidade de empréstimos que havia sido feito pelos bancos.
A superprodução foi decorrente do subconsumo e implicou na Adoção da Solução Clássica ou Liberal
(recessiva), que buscava fazer um ajuste entre a oferta e o consumo a partir de uma redução da oferta (essa medida gerou desemprego). A superprodução também ocasionou a deflação (queda dos preços), que, por sua vez, provocou o fechamento parcial ou total de aproximadamente 100 mil empresas dos setores secundário e terciário e o colapso do setor da agropecuária (a ruína dos fazendeiros).
O Estado TEVE que intervir na economia e o fez em 1933. O desemprego foi de aproximadamente 17 milhões de trabalhadores (25% da força de trabalho ativa). A deflação ainda ocasionou a retração do mercado do comércio (setor terciário). Outro componente da crise foi a crise do sistema financeiro, que gerou a redução do crédito para a produção e para o consumo (falta dinheiro para produzir e consumir). Essa crise financeira foi deflagrada pelo Crash da Bolsa de Nova York.
b) As Origens da crise nos Estados Unidos
- 1865 (take-off,