Capitulo 6, biologia do primeiro ano
Resumo Biologia - Capítulo 6
O meio ambiente físico e sua influência
As espécies requerem certas condições externas para seu crescimento, desenvolvimento e sobrevivência. Caso elas não aconteçam , poderá significar a sua extinção.
A- Fatores ecológicos: O meio ambiente interfere na vida das espécies. O ser vivo não vive isolado, pelo contrário, é acossado por muitos fatores externos, os mais variados. Chamam-se de fatores ecológicos todos aqueles que interferem na vida de uma espécie, positiva ou negativamente. Os fatores afetam as populações das espécies de várias formas.
B- Fatores Limitantes: São fatores ecológicos que limitam e restringem o desenvolvimento de um processo do ser vivo estando em carência ou excesso. Comprometem a sobrevivência das espécies.
C- O ser vivo e o fator ecológico:
Cada espécie possui um valor que seria a melhor condição de sobrevivência para ela, além de um limite de tolerância. Essa melhor condição está situada entre mínimo de tolerância e o máximo de tolerância, e é chamada de ótimo ecológico. Fora dos limites de tolerância, a determinada espécie não deve ser encontrada. Por uma questão de analogia, foi postulada em ecologia a valência ecológica: é a possibilidade de uma espécie povoar diferentes meios com ampla variação de fatores ecológicos. Quanto maior a valência ecológica, maior a capacidade de tolerância da espécie à varios fatores.
D- Os Fatores abióticos:
Em interação continua com as variáveis do meio ambiente, as espécies vão sobrevivendo ou se extinguindo. É o fundamento que conhecemos como seleção natural. Os fatores abióticos são todos os fatores que interferem na vida dos organismo e derivam do meio ambiente físico. Classificam-se os fatores abióticos em 3 conjuntos: Clima, solo e água.
E- Clima:
-> O clima é o conjunto de fatores atmosféricos que atuam em determinada região. Ele é