Historia - 1 Guerra
1 - O que se entende por questão do oriente no século XIX? Que regiões estavam sob o domínio otomano no início do século XIX?
Resposta: A questão do oriente foi o processo de desagregração do Império Turco-Otomano (1453-1918) e o interesse das potências européias nos territórios desse vasto Império. As regiões que estavam sob o domínio otomano eram Europa, África e Ásia.
2 - Com a desintegração do Império Turco-Otomano cada potência alegava alguma razão para justificar seu interesse sobre o vasto território do Império. Descreva os interesses da Rússia, Áustria-Hungria, Inglaterra e França sobre esta região.
Resposta: Rússia: buscava controlar os estreitos de Bósforo e Dardanelos. Buscava também ter maior influência nos Balcãs, em nome do pan-eslavismo.
Áustria-Hungria: procurava obter controle sobre a desembocadura do rio Danúbio e estender seus domínios sobre a península Balcânica, batendo de frente com os interesses russos.
França e Inglaterra: temiam tanto o controle dos russos sobre os estreitos como o controle austríaco sobre os Balcãs.
3 - No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensao que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.
Resposta: O revanchismo francês com a Alemanha devido a questão Alsácia - Lorena.
Anexação da Bósnia pela Áustria-Hungria contrariando o imperialismo sérvio nos Balcãs.
4 - Os planos de guerra demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada", acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações políticodiplomáticas neste período é o nacionalismo por parte dos Estados.
a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque