HIstologia
O sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático. O sistema vascular sanguíneo é composto elas seguintes estruturas:
• Coração
• Artérias
• Vasos capilares
• Veias
O sistema vascular linfático inicia-se nos vasos capilares linfáticos, esses vasos terminam no sistema vascular sanguíneo. Uma das funções do sistema linfático é retornar ao sangue o fluído contido nos espações intersticiais. A superfície interna de todos os vasos sanguíneos e linfáticos é revestida por uma única camada de epitélio pavimentoso, originado do mesênquima, denominado de endotélio.
É comum dividir o sistema circulatório em vasos da macrocirculação, e vasos da microcirculação, vasos visíveis somente por microscópio. Os capilares são compostos de uma única camada de células endoteliais que se enrolam em forma de tubo. Estas células repousam em uma lâmina basal cujos componentes moleculares são produzidos pelas próprias células endoteliais.
As zônulas de oclusão desempenham importante papel na fisiologia do sistema circulatório. Em vários locais ao longo dos capilares e vênulas pós-capilares ou pericíticas, células de origem mesenquimal, dotadas de longos processos citoplasmáticos, envolvem porções de células endoteliais. Estas células são chamadas pericitos.
A presença de miosina, actina e tropomiosina nos periquitos sugere fortemente que estas células também tenham uma função contrátil. Os periquitos se diferenciam para formar novos vasos sanguíneos e novas células do tecido conjuntivo, participando deste modo do processo de reparação dos tecidos.
Os capilares sanguíneos podem ser agrupados em quatro grupos, dependendo da continuidade da camada endotelial e da lamina basal.
1 – Capilar continuo caracterizado pela ausência de fenestras. Este tipo de vaso capilar é encontrado em todos os tipos de tecido muscular, tecidos conjuntivos, glândulas exócrinas e tecido nervoso.
2 – Capilar fenestrado, é caracterizado pela presença de fenestra nas paredes