HISTOLOGIA
A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA
O verdadeiro cristianismo não se rende ao espírito do nosso tempo, o qual abarca filosofias antibíblicas e anticristãs, como a revitalização de valores morais, a aversão às instituições e o hedonismo.
De modo geral igrejas, seminários, editoras, pastores, teólogos, escritores ditos evangélicos tem surgido entre nós disseminando sorrateiramente heresias de perdição na igreja evangélica, com isto retirando muita gente do caminho da salvação e desviando-os para caminhos totalmente distantes de Deus. O conhecimento, entendimento e prática da Bíblia Sagrada são imprescindíveis para o crescimento espiritual do cristão. Precisamos atentar para a Palavra de Deus, que nos adverte: “E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” (Atos 20.30).
Para conhecer com profundidade a Palavra de Deus, é preciso conhecer as regras de hermenêutica, pois é por meio dessa ciência que são estabelecidos os princípios, leis e métodos de interpretação.
A Bíblia é um livro compreensível para qualquer pessoa, desde que possua inteligência e conhecimentos suficientes. Com isso queremos dizer que não é um livro hermeticamente fechado, com significados ocultos destinado apenas para iniciados. Qualquer pessoa pode extrair dela o conhecimento necessário para sua salvação e para desenvolver sua vida com Deus.
Não estamos dizendo que todas as pessoas são capazes de ler as Escrituras e formar uma Teologia Sistemática. Entretanto naquilo que é necessário para o conhecimento e salvação a Bíblia se faz entender a qualquer um que assim estiver disposto. Deus deixou para a humanidade um registro escrito de sua revelação justamente com esse intuito.
A HERMENÊUTICA E EXEGESE
A palavra hermenêutica é um legado da língua grega e, primariamente significa expressão de um pensamento, explicação, atividade da inteligência e,