Histologia
1. O núcleo é a organela que armazena as informações genéticas das células. No entanto, o DNA é extremamente grande e precisa ser empacotado/condensado para que caiba dentro do núcleo. Sobre tal organela e o material genético, responda:
a) Descreva o papel das histonas no material genético.
Desempenham um papel fundamental no enrolamento da cromatina. As histonas são proteínas básicas que tem uma alta proporção de lisina e arginina, ou seja, aminoácidos carregados positivamente, o que contribui para união das histonas as moléculas de DNA, porque nessas moléculas predominam as cargas negativas.
b) De acordo com o grau de condensação a o DNA é chamado de cromatina ou heterocromatina. Qual a diferença estrutural e funcional de ambos?
Eucromatina: Também designada cromatina dispersa, está presente quando a célula não se encontra em divisão, os cromossomos estão menos condensados (maior passagem de luz) e estão ativos.
Heterocromatina: Também designada cromatina condensada, forma-se quando a célula se prepara para se dividir, formando filamentos curtos e espessos, os cromossomos estão mais condensados (menos passagem de luz) e inativos.
c) Do que se trata a região conhecida como nucléolo?
Nucléolo é um organóide presente em células eucarióticas, ligado principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos. É uma região de intensa produção de RNAr (ácido ribonucléico ribossômico) – principal componente dos ribossomos – que é sintetizado sob comando do DNA. Essa síntese acontece em certas regiões de determinados cromossomos, chamadas regiões organizadoras do nucléolo, que possuem os genes para a produção de RNAr.
2. O que representa a porção 3' e 5' em uma molécula de RNA ou DNA?
As fitas tanto de Dna quanto de Rna são sintetizadas no sentido 5’ >> 3’ e essas extremidades servem