Histologia
As caracteristicas gerais do tecido epitelial são células poliédricas adjacentes, justapostas; com pouca matriz extracelular; coesão, camadas ou folhetos; avascular.
Os grupos de epitélios são de revestimento e epitélios glandulares. o tecido epitelial de revestimento é classificado De acordo com o número de camadas: simples : 1 camada de célula que fica repousando sobre a membrana basal. Exemplo: encontrado no endotélio. estratificado : Varias camadas de células sobre a membrana basal. Somente as células mais profundas entram em contato com a lâmina basal. Exemplo: encontrado na epiderme, no revestimento do esôfago e na uretra. pseudoestratificado ( 1 camada, parece estratificado pois os núcleos estão em alturas diferentes), forma desorganizada. Exemplo: Encontrado na cavidade nasal, traquéia e brônquios.
De acordo com a forma das células: pavimentoso : Epitelio simples pavimentoso: tecido monoestratificado ( 1 camada de célula), forma achatada.
Epitélio estratificado pavimentoso: tecido pluriestratificado (formado por 2 ou + camadas de células) . forma achatada, na superfície apical há uma camada delgada que auxilia na retenção de água no organismo. cúbico : Epitélio simples cúbico : tecido monoestratificado (1 camada de célula), forma cúbica) prismático: Epitélio simples primático : tecido monoestratificado ( 1 camada de célula), forma alongada, organizada. Transição: No epitélio que reveste a bexiga, a forma das células é originalmente cúbica, mas elas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatação do órgão.
De acordo com especializações cílios, estereocílios ,borda estriada, células caliciformes, queratina.
Secreção é o meio no qual as células descarregam substâncias que produzem no meio externo.
Na glândula endócrina são secretadas substâncias que são lançadas na corrente sanguinea. Ex: tireóide.
Na glândula exócrina eliminam secreções na superfície do corpo