histologia
1 FUNÇÕES
O sistema respiratório permite o transporte do O 2 para o sangue, a fim de ser distribuído para as células, e a retirada do CO2, dejeto do metabolismo celular, do sangue para o exterior. Ele está envolvido na fala e nele ocorre ainda o olfato e, implicado com este, a percepção de sabores mais apurados.
Capítulo 9
respiratório. O epitélio é estratificado pavimentoso. A presença de pelos protege contra a entrada de poeira.
Há glândulas seromucosas, cuja secreção serosa umidifica as paredes e o ar. A cartilagem hialina dá sustentação. 2 CONSTITUINTES
O sistema respiratório (Figura 9.1) pode ser dividido em uma porção condutora, que conduz o ar para os locais onde se dão as trocas gasosas, uma porção respiratória, onde se dão as trocas gasosas, e ainda uma porção transitória, entre essas duas porções, com ambas funções.
A porção condutora é formada por: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios primários
(principais
ou extrapulmonares), brônquios secundários (ou lobares), brônquios terciários (ou segmentares), bronquíolos (primários) e bronquíolos terminais. A porção transitória consiste nos bronquíolos respiratórios, e a porção respiratória, nos ductos e sacos alveolares.
2.1 Cavidade nasal
A cavidade nasal (ou fossas nasais) contém o vestíbulo, a área olfatória e a área respiratória.
O vestíbulo corresponde à porção interna do nariz e, como o nome diz, é a entrada do sistema
Figura 9.1 - Ilustração do sistema respiratório. Cortesia de
Eliane de Oliveira Borges.
Na parte superior da cavidade nasal, há a área olfatória. O epitélio é pseudoestratificado colunar, constituído pelas células olfatórias, que são neurônios bipolares, pelas células de sustentação, colunares e com microvilos, e pelas células basais, que originam as células olfatórias e as células de sustentação.
133
A secreção serosa das glândulas de Bowman dissolve as substâncias odoríferas para