Histologia e Embriologia - Manipulação de Microscópio
Na aula ministrada pelo professor Kleber da disciplina de Histologia e Embriologia aprendemos a manusear detalhadamente o Microscópio Óptico junto com suas funções mecânicas com o objetivo de nos ensinar a visualizar nossas Hemácias sanguíneas utilizando a lâmina com a lamínula corretamente para uma melhor visualização do material biológico coletado.
Aprendemos também a manusear corretamente a lâmina com a lamínula com o material biológico coletado corretamente para ser estudado e visualizado no microscópio óptico.
Microscópio Óptico (M.O.) – Partes
Mecânica
1. Pé
2. Braço
3. Tubo ou canhão
4. Revólver
5. Platina
6. Charriot
7. Parafusos para ajuste macro e/ou micrométrico do foco
Óptica
Sistema de aumento:
- oculares
- objetivas
Sistema de iluminação:
- espelho
- condensador
- diafragma
- filtro
Observações:
1. A imagem proporcionada pelo M.O. é aumentada, virtual e invertida em relação ao objeto examinado.
2. Calcula-se o aumento da imagem obtida ao M.O. Multiplicando-se o valor do aumento da ocular pelo valor do aumento da objetiva.
3. Campo microscópico é a área da preparação que se está observando ao M.O. Quanto maior o aumento da imagem, menor é a abrangência do campo.
4. Em virtude do último item, sempre se inicia a observação ao M.O. com uma combinação de lentes que proporcione o menor aumento, a fim de se ter uma visão panorâmica da região que se quer observar com maior aumento
Introdução.
Hemácias: são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue
O Microscópio óptico é um instrumento usado para ampliar, com uma série de lentes, estruturas pequenas impossíveis de visualizar a olho nu.
Objetivo.
Na aula já ministrada, agregamos um grande conhecimento do manuseio do microscópio óptico com o objetivo de uma nova experiência a ser desenvolvida na nossa futura carreira tanto para uso pessoal