Histologia vegetal
Tipos de meristemas
Primários e secundários
Meristemas primários
Localizam-se no ápice e ao longo do caule
Definindo, respectivamente, as gemas épicas e laterais.(responsáveis pela formação de ramos folhas e flores.) os meristemas primários promovem o crescimento em extensão da planta(crescimento primário)
Meristemas secundário
São dois os meristemas secundários: felogênio e câmbio Felogênio: produz para o lado externo um tecido que é morto e reveste caule e raiz de plantas arbustivas e arbóreas.para o lado interno produz a feloderme(tecido vivo com função de preenchimento.
Câmbio: produz vasos lenhosos e vasos liberinos.
De sustentação
Protege as plantas contra agentes agressores
Existem dois tipos:epiderme e súber
Epiderme: revestimento externo que envolve toda a plana, desde o caule até a flor. Organizadas por células vivas poliedrica e justapostas. Promove defesa contra ataque microbiano e contra a perda excessiva de água.
Quando de diferencia forma os anexos epidérmicos : acúleos pelos e estômatos.
Acúleos: resistentes pontiagudos e com função de defesa, são confundido com os espinhos das roseiras.
Pelos: existem vários tipos de pelos nas plantas..ex.: pelos das raízes que aumentam a superfície de contato da raiz com o solo, aumentando a absorção de água e nutrientes. Contribui para a adaptação dos vegetais a vida terrestre.
Estômatos: estruturas epidérmicas reguláveis, promovem as trocas gasosas entre planta e meio externo. Responsável também pela transpiração da planta!
Súber: tecido de proteção formado pelo felogênio. Como crescimento a planta, ele assume o lugar da epiderme, protegeste a planta de variações bruscas de temperaturas, choques mecânicos e contra microorganismos.