histologia dos epitélios grandulares
1
II.4 - Histofisiologia dos Epitélios Glandulares:
O epitélio que participa principalmente da secreção está geralmente disposto em estruturas denominadas glândulas. As substâncias sintetizadas e liberadas pelas células glandulares recebem denominação de produto de secreção e este varia quimicamente conforme a glândula considerada, podendo ser:
- Glicoprotéica - célula caliciforme
- Protéica - células acinosas do pâncreas
- Triglicerídeo - gordura da glândula sebácea
- Esteróides - hormônio derivado do colesterol, produzido pelas glândulas supra-renais.
As glândulas podem ser constituídas por uma única célula, glândula unicelular, cujo exemplo é a célula caliciforme. A maioria das glândulas porém é pluricelular. As glândulas são envolvidas por uma cápsula de tecido conjuntivo que emite septos, dividindo-as em lobos. Vasos sanguíneos e nervos penetram através dos septos, fornecendo alimento e estímulo nervoso para a função glandular.
1 - Células caliciformes.
São células cilíndricas com aparência de cálices, que sintetizam e secretam muco, presentes nos revestimentos epiteliais simples (vias respiratórias e trato gastrintestinal). O muco é formado por grânulos de mucina que quando liberados, por exocitose, reage com água e forma um fluido pouco viscoso
(fig.2.9).
Fig. 2.9- Célula Caliciforme
Capítulo 1: Parte 3
2
As glândulas são invaginações de superfícies epiteliais que se formaram durante o desenvolvimento embrionário pela proliferação do epitélio no tecido conjuntivo subjacente.
A classificação das glândulas é realizada segundo a liberação do produto de secreção. Algumas mantêm continuidade com a superfície epitelial, através de um canal, são denominadas glândulas exócrinas e secretam para a superfície livre. Em alguns casos, o canal degenera durante o desenvolvimento e deixa ilhas de tecido epitelial secretor profundamente isoladas dentro de outro tecido, são as glândulas endócrinas. Estas secretam