Hist rico das Organiza es das Na es Unidas
Criada oficialmente durante a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, em 25 de Junho de 1945 na cidade de São Francisco (EUA), a Organização das Nações Unidas – ONU vinha sendo discutida e preparada desde o início da Segunda Guerra. Reino Unido e Estados Unidos, pensando em unir forças contra o crescimento do nazismo, formularam os princípios que deveriam nortear as relações internacionais no pós-guerra.
Firmada pelo então primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt durante e Conferência do Atlântico, em 1941, a Carta do Atlântico elencava os princípios de uma visão Pós-Segunda Guerra Mundial. A Carta trazia dentre outros pontos o respeito mútuo sobre a autodeterminação dos povos de escolher sua própria organização política; a inibição do uso da força em relações exteriores; fim das barreiras comerciais entre as nações e consulta obrigatória a escolha do povo quanto a mudança de limites territoriais dos Estados. Apesar da Carta estabelecer um bom ponto de partida para as relações internacionais, não mencionava nenhum tipo de organização internacional que orquestraria e centralizaria tais ações.
O reconhecimento da necessidade de estabelecer uma solidariedade das Nações, que deveriam estar Unidas para enfrentar o Eixo, somente venho a ocorrer em 1º de Janeiro de 1942 durante a Conferência de Washington, quando na ocasião se reuniram 26 países e apostaram em uma união sistémica, coordenada por uma organização internacional. Aqui se dá o primeiro passo concreto para o surgimento da Organização das Nações Unidas.
Entretanto as diretrizes desse novo organismo internacional vieram a ser planejadas e pensadas em 1943, por representantes de Moscou, Londres e Washington, durante a Conferência de Moscou. Na declaração resultada dessa conferência ficou estabelecido pelos Aliados que a nova organização que coordenaria as relações internacionais deveria