Hist Ria
Teocêntrica – Deus como centro de tudo, do universo, fonte de todo conhecimento. Característico da época medieval.
Nicolau Copérnico – acabou com a ideia de geocentrismo (Terra como centro do universo), em que todos os astros inclusive o sol girava em torno dela. E trocou pela sua ideia do heliocentrismo (sol como centro do universo) considerado marco fundamental para a passagem para a idade moderna.
Dono da frase: “Penso, logo existo” – René Descartes
Este filósofo duvidou de tudo e de todas as verdades. Dizia que só a razão poderia explicar tudo.
Jacques Bossuet – defendia a ideia que a população não podia contestar contra o monarca, o rei (absolutismo político).
Quem foi contra a sua ideia foi Jonh Locke – que propões o liberalismo político (direito à vida, a propriedade privada), no seu governo o rei era o representante do povo .
Locke é considerado o pai do liberalismo político.
1ª Dinastia de Tudor com Elisabeth I que por não ter tido filhos o seu primo da Escócia Jaime I assumi o trono da Inglaterra (Dinastia Stuart). Logo após foi sucedido por seu filho: Carlos I, dificuldades enfrentadas no seu governo:
A Inglaterra não tinha um exército regular, bom e permanente;
Ficaram devendo dinheiro a outros países por ter pedido muitos empréstimos;
Conflitos religiosos: católicos e protestantes, porque ele queria colocar a religião anglicana;
Em seu governo houve um aumento dos impostos para arrecadar dinheiro para aumentar o exército real.
Por conta disso tudo houve uma guerra civil entre o exército do rei e o exército do parlamento. Quem venceu foi o exército do parlamento e o rei Carlos I foi decapitado. Quem assumiu o trono foi Oliver Cromwell proclamando a República. No seu governo procurou fortalecer a burguesia, eliminar as práticas e os costumes feudais que dificultavam a expansão da economia da Inglaterra. Assinou os Atos de Navegação: que determinavam que o comércio marítimo com a Inglaterra só poderia ser realizado por navios ingleses.