Hist Ria
25/03/2015 Aleksêi Lossan, Gazeta Russa
Desvalorização do rublo tornou as exportações de produtos mais atraentes do que as vendas internas. Como resultado, os preços na Rússia começaram a subir acentuadamente e, em resposta, o governo sugeriu impor novas regras para exportação.
A desvalorização do rublo levou ao aumento das exportações de produtos russos. “Devido à queda da moeda nacional, se tornou muito mais rentável vender os produtos a compradores estrangeiros”, explica o analista da holding de investimento Finam, Anton Soroko. Segundo ele, a situação é típica em economias baseadas em matérias-primas quando a moeda nacional está sob forte pressão. “No entanto, isso leva ao aumento dos preços no mercado interno.”
De acordo com os autores do estudo “Monitoramento da situação econômica na Rússia”, realizado em conjunto pelo Instituto Gaidar, Ministério do Desenvolvimento Econômico e Academia Presidencial da Economia Nacional e da Administração Pública, o aumento acentuado dos preços no final de 2014 e no início de 2015 foi causado pela transferência da taxa cambial aos preços e pela consequente desvalorização do rublo. Cabe lembrar que, nos últimos meses, o rublo perdeu cerca de 50% do seu valor em relação ao dólar e ao euro.
Direitos de exportação
Os dados apresentados pela Academia Presidencial da Economia Nacional e da Administração Pública indicam que um aumento acelerado dos preços foi registrado sobretudo no setor de metalurgia e na produção de fertilizantes.
Segundo a Rosstat (Agência Federal de Estatísticas da Rússia), em janeiro deste ano, os preços dos produtos manufaturados cresceram 2,7% em comparação com o dezembro de 2014. No entanto, durante os últimos doze meses, os preços dos produtos metalúrgicos cresceram 36,7%, enquanto os produtos químicos encareceram 29,7%.
Para combater um maior avanço de preços nesses setores, o governo russo havia decidido introduzir novas