Hist Ria
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo – PR – Fone: 3277-8150
PLANEJAMENTO ANUAL DE
HISTÓRIA
ANO: 6º Ano
PROFESSORA: Nicheli Rodrigues Santos
PROFESSOR: André Gustavo Ubinski
TOLEDO
2014
1. Introdução
“„Papai, então me explica para que serve a história.‟
Assim um garoto, de quem gosto muito, interrogava há poucos anos um pai historiador.”
O pedido feito pelo filho do historiador Marc Bloch é um pedido que está constantemente presente nas indagações dos estudantes. Principalmente quando estes estão passando por um período transitório em suas vidas, como no caso dos alunos que ingressam no sexto ano. Nesse sentido, cabe ao professor mediar esse processo buscando explicar não apenas para que serve a história, mas também quem faz história, afirmando que a disciplina consistiria num estudo dos humanos no tempo e no espaço, que visa estudar o passado para compreender o presente, e ainda que todas as pessoas fazem história.
Mas, para que essas ideias fiquem claras para os alunos é preciso que o professor tenha a sensibilidade de perceber que esse consiste em um momento de suas vidas em que os estudos ainda só fazem sentido se ensinado de modo concreto. Ou seja, que eles possam ver e perceber aquilo que estão estudando nas suas relações cotidianas. Assim, cabe ao professor, enquanto um mediador, aproximar os conhecimentos trabalhados em sala com o dia a dia dos estudantes. Desse modo, é preciso construir juntamente com eles a percepção de que essas situações também afetam e influenciam suas vidas, ou ainda, que eles também contribuem para a construção do processo histórico que estão vivendo.
Nesse sentido, ao estimular indagações e reflexões demonstra-se que muito mais do que um amontoado de fatos e períodos, a história nos possibilita ter contato com universos diferente do nosso, a perceber como as pessoas de outras sociedades pensavam aspectos de seu próprio tempo, e através disso