SENAI Usinagem
USINAGEM
Frederico Ponath
Alan Bannach
Rafael Ramos
Daniel Patricio
Itajaí, sc, agosto de 2013.
Introdução
Hoje temos muitos métodos e processos de produção disponíveis, muitos profissionais encontram dificuldades para descobrir qual a melhor solução para cada necessidade de produção, máquinas-ferramenta clássicas realizam com muita facilidade, movimentos retilíneos e de rotação. Neste trabalho veremos um pouco sobre a história e os processos de usinagem bem como seu uso indispensável no dia a dia de uma simples fabriqueta até uma grande indústria.
Usinagem
A Pré-História compreende o período que vai desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, sendo subdividida em:
Idade da Pedra Lascada (Paleolítico)
Idade da Pedra Polida (Neolítico)
Idade dos Metais
A usinagem evoluiu juntamente com o homem, sendo usada como parâmetro de subdivisão de um período.
A usinagem é um processo de fabricação que promove a retirada de material da peça por cisalhamento. A porção de material retirada por esse processo é chamado de cavaco. A usinagem atende aos seguintes objetivos:
Acabamento de superfícies de peças fundidas ou conformadas mecanicamente;
Obtenção de peculiaridades (saliências, reentrâncias, furos passantes, furos rosqueados, etc.);
Fabricação seriada de peças a um custo mais baixo;
Fabricação de peças, de qualquer forma, a partir de um bloco de material metálico. As operações de usinagem podem ser classificadas em: torneamento, fresamento, aplainamento, furação, mandrilamento, serramento, brochamento, roscamento, brunimento entre outros.
TORNEAMENTO: O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em