Hist ria e Religi o de Israel
Bibliografia:
Título: História e Religião de Israel
Subtítulo: Origens e Crise do Pensamento Judaico
Livro: Jorge Pinheiro; Editora Vida; Edição 2007
Jorge Pinheiro é pós-doutor em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011) e pela Universidade Presbiteriana Mackensie (2008). Doutor em Ciencia da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006) e mestre em Ciencia da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001), também, graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2001). É professor de tempo integral na Faculdade de Teológica Batista de São Paulo e jornalista profissional. Atua na área de Ciência da Religião com especialização entre religião e política e filosofia, teologia e cristianismo.
Na introdução da sua Obra, O autor Jorge Pinheiro fala sobre a ameaça de extermínio, de escravidão e exclusão em meio à civilização egípcia, e sem documentação formal que comprovasse suas origens e chamado por parte de Deus, a escrita surgiu no deserto como tentativa de preservar e manter a memória, ferramenta reveladora de um passado épico, de uma história grande, com heróis forjados nas experiências com Deus eterno.
O autor fala de três grandes ciclos entre as relações, memória, oralidade e escrita da historia de Israel: De Abraão até Moises e a fuga do Egito, temos a memória oral, cujos seus limiares são a identidade ética e coletiva. Do deslocamento no deserto até a monarquia, e outro ciclo que combina com a memória escrita, neste ciclo, as lembranças e as histórias são contadas. Começa assim, a nascer, de fato uma história com suas peculiaridades, são registros de lembranças dos fatos passados, vividos por pessoas e comunidades em diferentes tempos, e também da oralidade profética. O terceiro ciclo surge com a volta da diáspora babilônica, liderada por Esdras e Neemias, até o surgimento do cristianismo, neste ciclo predominou a memória escrita, com sinagogas, escribas e