HIST RIA DOS HEBREUS
Alexandre Magno Aquino Duarte – 7505
1- DIFERENCIE A HISTÓRIA BÍBLICA DA HISTÓRIA SECULAR.
A Bíblia se ocupa da interação Deus/homem. Todas as narrativas bíblicas tem como assunto principal a história de Israel, apresentado como nação escolhida por Deus entre todos os povos da Terra. Jesus, o Cristo de Deus, Salvador dos homens vem dessa descendência, nosso maior presente é a Bíblia Sagrada. A história secular, por sua vez tenta entender e explicar o humano e todas as implicações orais, intelectuais e as influências do meio sobre este de forma puramente científica, sem considerar a criação e envolvimento espiritual entre a criatura e Seu Criador.
2- PORQUE PODEMOS DIZER QUE NÃO EXISTE UMA CRONOLOGIA EXATA?
Deus não tem interesse em datas e localização de fatos na linha do tempo tanto quanto tem interesse na salvação dos humanos.
3- A TEORIA DA EVOLUÇÃO É CONFIRMADA PELA CIÊNCIA COMO UM FATO? EXPLIQUE.
Não. A classificação das ideias, na ciência acompanha uma “escala” rígida que começa com a hipótese, evolui para a teoria até chegar a uma lei científica. Após vários testes a hipótese, quando e se passar pelos testes é que se torna uma teoria que, comprovada sua veracidade e autenticidade se torna lei científica. A evolução das espécies, quando muito, pode ser aceita no campo das hipóteses.
4- Em (Mateus 19: 4 – 6) Jesus cita que O Criador os fez “homem e mulher”, sem citar nomes, e se seus nomes eram ou não Adão e Eva, não importa, creio na Bíblia, penso que implicância da maioria é com a simplicidade com que a Bíblia trata tais eventos. As pessoas querem algo complicado e emaranhado, com aspecto científico, a isso as Escrituras nunca se propuseram.
5- Ninrode – Ele era contra a ideia da expansão da raça humana por sobre a terra, liderou a construção da torre de Babel – Gn 11 4, 9 – cujo propósito era fixar o povo em Sinar; Deus então lhes confunde as línguas e dessa forma, não se entendendo eles se dispersam pela terra, cumprindo a