Hist ria do Bairro
A fazenda Morumbi pertencia ao inglês John Rudge em 1825, que se dedicava, como bom inglês, ao cultivo de chá preto. Na época, a tal fazenda tinha urna capela em sua grande sede. Como tantos latifúndios paulistanos, a propriedade de Rudge passou por vários outros donos e foi retalhada. Com a expansão da cidade, as terras valorizaram-se.
Morumbi vem do tupi-guarani e significa "morro ou colina verde". Certo autor afirma que significa "mosca verde" (meru-obi) ou "lugar de lutas" (mará-obi), mas a primeira versão é a mais aceita pelos dicionaristas - a palavra Morumbi vem de murundu-obi.
Na década de 40 a Companhia Imobiliária Morumby fez a primeira divisão dos últimos lotes da grande fazenda. Nesse tempo, o grande estádio já estava em construção. Num ato de esperteza capitalista, a empresa contratou arquitetos para restaurarem as ruínas da antiga Casa Grande e da capela da propriedade original. Um excelente chamariz para a venda. E foi o que se viu: o local tornou- se um dos metros quadrados mais caros da cidade.
História da Anhembi Morumbi
Em 1970, um grupo de publicitários instala em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, funda a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área.
Em 1982, as duas instituições se unem e surge a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngüe e Administração.
No início da década de 90, são lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Anhembi Morumbi se credencia como Universidade. No ano seguinte, funda seu segundo campus, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas, no bairro do Brás, um marco da industrialização