Hist Ria Das Olimp Adas
Macapá,12-08-2015
HISTORIA DAS OLIMPÍADAS
Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 antes de Cristo como uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses segundo a mitologia grega. Gregos de várias cidades se uniam no santuário de Olímpia (por isso que surgiu o termo “Olimpíadas”) para disputar as competições esportivas; o evento era tão importante, que eram selados acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos olímpicos. Os Gregos criaram 4 grandes festas entre as quais estavam os jogos para exibirem suas habilidades para os seus deuses como forma de lhes agradar. As festas desportivas aconteciam algumas de mensalmente e outras de quatro em quatro anos.
Podiam participar das competições apenas os cidadãos livres, disputando diversas provas com o atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo(que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco. Os vencedores começaram a ser registrados em 776 antes de cristo e eram cingidos por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio da competição e símbolo da maior vitória; o primeiro vencedor foi o atleta Coroebus. Mais tarde, os atletas se profissionalizaram e passaram a receber prêmios em dinheiro. As olimpíadas perderam prestigio com o domínio romano na Grécia no século 2. Os Jogos Olímpicos uniu os gregos até o ano 394 depois de Cristo, quando o imperador Teodósio II, que mudou a sua religião para o cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos.
Após mais de 1500 anos adormecidos, os jogos foram ressuscitados através da iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o mesmo propôs em 23 de junho de 1894, a criação de uma competição internacional entre atletas amadores. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos na Idade Moderna, os