HIST RIA CULTURAL AMERICANA
Larissa Albuquerque de Moura Almeida
RESUMO
Este artigo tem como objetivo sintetizar os principais pontos referentes à história cultural americana. Tratar sobre o conceito de história cultural, bem como trazer a reflexão sobre o texto de Robert Darnton O grande massacre dos gatos, que simboliza a história cultural americana.
Palavras-chave: história cultural americana, o grande massacre dos gatos.
INTRODUÇÃO
O termo cultura é bem mais amplo e complexo do que o seu conceito o define, que há na verdade uma redução desse conceito, tornando-o assim mais restrito, limitado. Na verdade, cultura é uma ciência interpretativa em busca do significado. " [...] Assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado." ( GEERTZ, Clifford. In, A interpretação das culturas. Rio de Janeiro. Guanabara/ /koogan, 1989. p. 15.)
1. A visão antropológica é encarada como uma atividade mais observadora e menos interpretativa. A etnografia se dá como uma descrição densa, por isso que é utilizada para definir o conceito de cultura minuciosamente. Há diversas formas de obscurecer o conceito de cultura, entre elas é imaginar que a cultura é uma realidade "superorgânica", autocontida, com forças e propósitos em si mesma, ou seja, reificá-la. Outra forma é alegar que ela consiste no padrão bruto de acontecimentos comportamentais, que significa reduzi-la. Entretanto, essas confusões ainda existem e sempre continuarão conosco. Além disso, a fonte principal da desordem teórica na antropologia contemporânea é uma opinião que se formou em relação a elas e que hoje é largamente divulgada, que a cultura está localizada na mente e no coração dos homens. A cultura não é algo privado, pelo contrário é pública porque o significado também é.
[...] A cultura consiste em