Hiroshima
JANEIRO
[pic]
John Richard Hersey foi um escritor e jornalista norte-americano. Durante a Segunda Guerra Mundial, cobriu as guerras da Europa (Sicília) e Ásia (Batalha de Guadalcanal), escrevendo artigos para as principais revistas da época. O trabalho mais notável foi Hiroshima.
FEVEREIRO
[pic]
No dia 06 de agosto de 1945, uma bomba atômica foi lançada sobre o centro de Hiroshima, no Japão. O jornalista John Hersey lança uma reportagem que ocupou toda a edição da revista The New Yorker. O artigo foi dividido em quatro partes.
MARÇO
[pic]
• Um Brilho Sem Barulho: descreve o momento da explosão; • O Fogo: descreve a devastação da cidade depois da explosão, e os esforços dos hibakusha (sobreviventes do bombardeio) para conseguirem se salvar; • Detalhes Estão Sendo Investigados: descreve como a cidade se pergunta o que aconteceu, enquanto os hibakusha ofereciam ajuda um para o outro; • Panic Grass and Feverfew: descreve as semanas após o ataque.
ABRIL
[pic]
• Um ano depois, John Hersey entrevista seis sobreviventes. Os relatos dos personagens explica a explosão e a catástrofe da bomba. São eles o reverendo Kiyoshi Tanimoto: um pastor Metodista ; Hatsuyo Nakamura: uma viúva de guerra, mãe de três crianças; Dr. Masakazu Fujii: médico proprietário de um hospital privado; Padre Wilhelm Kleinsorge (Makoto Takakura): um pastor Jesuíta designado para a cidade; Dr. Terufumi Sasaki: um jovem médico no Hospital da Cruz Vermelha; e Toshiko Sasaki: uma funcionária administrativa.
MAIO
[pic]
O momento da explosão
o reverendo Kiyoshi Tanimoto, parava na porta de um ricaço para descarregar um carrinho de mão cheio de coisas. Hatsuyo Nakamura, observava, da janela de sua cozinha, a demolição da casa ao lado. Dr. Masakazu Fujii se acomodava para ler no terraço do seu hospital particular.
JUNHO
[pic]
Padre Wilhelm Kleinsorge , lia uma revista deitado no último andar