hiroshima
As duas bombas foram as únicas armas nucleares e aproximadamente 140.000 morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, também por decorrência da exposição radioativa.
Além destas duas cidades, também foram possíveis alvos as cidades de Kyoto e Kokura, mas a cidade de Kyoto foi excluída por ser habitada por intelectuais e pela sua importância cultural e religiosa.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha e a Itália – que eram aliados do Japão – se renderam, mas o Japão ainda apresentava resistências, e por esse motivo, os Estados Unidos resolveu antecipar mostrando seu forte poder militar usando duas bombas atômicas nuclear.
gosto, dia 06, em 1945, 8:15 da manhã, o mundo conhece a capacidade de exterminação em massa que o homem possui. O mesmo mundo que debate e emociona-se com o tema do holocausto nazista, parece não dar a mesma importância ao evento no Japão, qual a diferença? Ah, em Hiroshima e Nagasaki a ação americana foi rápida, cirúrgica e certeira, não deu tempo para emocionar-se.
A explosão sobre estas cidades criou uma onda de choque supersônica, que foi responsável por destruir a maioria dos edifícios da zona explosão. Metade da energia liberada pela bomba foi lançada sob a forma de vento, que pulverizou a 440 metros por segundo (a velocidade do som é 330 metros por segundo), não só tudo ao seu alcance, como também encheu o ar com detritos. O calor da explosão, estimado em 3000 a 4000 °C (a água evapora-se a 100 graus) imediatamente depois da explosão, foi suficiente para derreter garrafas de vidro como as que você vai ver na galeria de fotos, distantes 1 kilômetro do lugar.
A bomba foi concebida para explodir no ar, a 600 metros acima do solo, a fim de maximizar o efeito destruidor. O que aconteceu naquele dia em Hiroshima, os sobreviventes poderiam