eu me amo
Á teoria de enfermagem é a conceitualização de alguns aspectos da enfermagem comunicados com a finalidade de descrever, explicar ,diagnosticar ou prescrever cuidados de enfermagem A sua utilidade (desenvolvimento)
As teorias de enfermagem servem para descrever ,explicar ,diagnosticar ou prescrever medias referentes ao cuidado de enfermagem. O trabalho cientifico envolvido no desenvolvimento da teoria é tal que ,uma vez identificado que uma desta teorias é relevante para uma ciência tal como a enfermagem. Ela oferece justificativa ou razão bem fundamentada sobre como é que os enfermeiros realizam determinadas intervenções o enfermeiro deve manipular o ambiente do paciente para facilitar os “ processos reparadores do corpo” Florence Nightinale Conclusão
As teorias de enfermagem compõem os pilares para a cientificidade da profissão na atualidade ,elas ajudam o enfermeiro a implantar o cuidado metodológico em sua rotina de trabalho
Cada teoria possui características especificas ,estas juntas formam principalmente o cuidado com uma visão holística. Faz necessário o estudo das mesmas por nortearem o cuidado frente paradigmas éticos, religiosos e culturais ···.
NÍVEIS DE TEORIAS
NÍVEL I. Isolamento dos fatores: é descritivo por natureza. Envolve a dominação ou classificação dos fatos e/ou eventos. Exemplo: O enfermeiro descreve o aparecimento de uma hiperemia na região sacral do cliente.
NÍVEL II. Relacionamento de fatores: Exige a correlação ou a associação de fatores de tal maneira que eles representem significativamente uma situação maior. Exemplo: O enfermeiro associa a hiperemia aos fatos de o cliente estar acamado, ser obeso e estar fazendo uso de drogas vasoativas, estre outras condições, que sabidamente, o predispõe a úlcera por pressão relacionado ao decúbito prolongado, evidenciado pela hiperemia em regiões de proeminências ósseas.
NÍVEIS DE TEORIAS
NÍVEL I. Isolamento dos