Hipófise ou Pituitária
A Hipófise está localizada na base do cérebro, envolvida pela dura-máter, porém no assoalho do diencéfalo, a glândula é ligada pelo infundíbulo. Por conta disso, podemos notar que a hipófise é dividida em duas partes (lobos): anterior e posterior. A parte anterior é denominada de adenoipófise e a posterior de neuroipófise. É nessas partes que há a secreção de alguns hormônios dependentes do controle do hipotálamo.
A seguir, mais sobre as partes da glândula hipófise e os hormônios que são secretados em cada parte.
Partes da Hipófise:
Adenoipófise ou hipófise-anterior ou pituitária-anterior são derivações nominais para expressar a mesma coisa, o lobo anterior da hipófise. É nesta porção que há a produção de alguns hormônios, como: hormônio do crescimento, prolactina, hormônio adrenocotrófico, hormônio estimulante da tireoide, hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante.
Neuroipófise, hipófise-posterior ou pituitária-posterior são nomes que damos ao lobo posterior da hipófise. Esta porção está ligada diretamente com o cérebro através do infundíbulo. Nesta parte é que há a produção de dois hormônios: Ocitocina e a vasopressina.
Hormônios que são secretados pela adenoipófise (Pituitária anterior):
Hormônio do crescimento (GH – Growth Hormone): O hormônio do crescimento é um hormônio peptídico e uma proteína que é sintetizado pela pituitária anterior, tem como função estimular o crescimento e a reprodução celular.
Prolactina: Este hormônio tem como função a produção de leite nas glândulas mamárias e o aumento das mamas. O aumento deste hormônio pode causar alteração menstrual e infertilidade nas mulheres. Já nos homens pode causar impotência sexual e ginecomastia.
Hormônio adrenocorticotrófico ou corticotrofina (ACTH - Adrenocorticotropic Hormone): É um polipeptídico que atua sobre as células da camada cortical da glândula adrenal. Com isso haverá a estimulação nessa glândula fazendo-a sintetizar seus hormônios, sendo o