hipotonia tissular
Hipotonia Muscular é uma condição na qual o tônus muscular está anormalmente baixo, geralmente envolvendo redução da força muscular. Diminuição do tônus e da força, o que causa moleza e flacidez. O sintoma é comumente relacionado à paralisia infantil ou outras desordens neuromusculares.
Hipotonia não é uma doença médica específica, mas é uma manifestação potencial para muitas doenças e desordens que afetam o controle nervoso motor pelo cérebro ou força muscular.
Normalmente a hipotonia é notada e diagnosticada no nascimento ou durante a infância. Ao nascer, o bebê pode parecer flácido, ou não ter a capacidade de manter joelhos e cotovelos flexionados. A criança ainda pode apresentar dificuldade para se alimentar e realizar outras atividades motoras. A hipotonia, apesar de ser mais comum em crianças, pode surgir em qualquer idade, dependendo da causa.
CAUSA hipotonia pode acontecer por um problema nos sistemas nervoso ou muscular. Ela pode ser resultado de doenças hereditárias ou não, lesões ou, ainda, pode não ter uma causa específica. Dentre as possíveis causas estão:
Paralisia cerebral
Danos cerebrais (normalmente devidos a falta de oxigenação no nascimento)
Distrofia muscular
Síndrome de Down
Síndrome de Prader-Willi
Doença de Tay
SINTOMAS:
Em pessoas de qualquer idade os sinais são:
Diminuição do tônus muscular
Diminuição da força
Reflexos pobres
Hiperflexibilidade
Dificuldades de fala
Diminuição da resistência à atividades
Postura debilitada
Os sintomas para crianças com hipotonia incluem:
Falta de controle parcial ou total da cabeça
Atraso no desenvolvimento motor, tanto para andar quanto para coisas mais finas, como segurar um lápis
TRATAMENTO
Ter hipotonia, apesar de ser desafiador e uma condição permanente, não é uma condição que demanda tratamentos para o resto da vida – exceto se ela for causada por disfunções neuromotoras ou no cerebelo. Pode-se esperar que a pessoa diagnosticada