Sistema de Atribuição de Vagas aos alunos que transitam das 7ª e 10ª classes
O Sistema de Atribuição de Vagas (SAV) aos alunos que transitam das 7a e 10a classes do Ensino Secundário Geral (ESG) do Ministério de Educação e Cultura (MEC) de Moçambique é o núcleo das atenções do presente trabalho de licenciatura.
Todos os anos o MEC depara-se com dificuldades em absorver o elevado número de alunos que transita para as 8a e 11a classes do ESG, em alguns casos, os alunos não sabem até a data do início das aulas se naquele ano frequentarão a escola mesmo preenchendo todos os requisitos para merecer uma das poucas vagas disponibilizadas pelas diferentes escolas.
O presente trabalho investiga o fluxo de informação e a forma como os processos são executados no sistema actual de distribuição de vagas e, posteriormente, propõe uma ferramenta para garantir que o acesso a educação através do referido sistema torne-se um processo mais transparente e eficaz.
Para a concretização do mecanismo que oferece mais transparência ao SAV, fez-se um estudo ao processo de atribuição de vagas e das ferramentas para o desenvolvimento da solução.
Com a solução que se propõe, espera-se que a problemática de pesquisa desta dissertação seja resolvida e que, ainda, o acesso às vagas por alunos que provavelmente não mereçam em detrimento daqueles que de facto merecem seja eliminado ou pelo menos reduzido.
Palavras-chave: Alunos, Escola, Java, Spring Security framework, ZK AJAX framework, Vagas.
Capítulo I – Introdução
A informação é considerada como sendo uma alavanca para a tomada de decisão pelas organizações. É com base nela que, com o uso de um Sistema de Informação (SI) adequado, garante-se uma melhoria no processo de gestão das actividades básicas dessas organizações.
A implementação de SI ou Tecnologias de Informação (TI) dentro das organizações tem trazido grandes vantagens competitivas na tomada de decisões por essas organizações, mas devido a certas fragilidades durante a implementação desses sistemas, é necessário que a gestão de SI dentro