Hipoglicemia
A alta quantidade de glicose que está sendo liberada para a corrente sanguínea, estimula receptores químicos e nervosos que ativam a liberação de insulina através do pâncreas para que a glicose entre nas células, fornecendo energia para o corpo. Só que, a liberação da glicose para o sangue ocorre rápida e constantemente (devido aos suplementos serem líquidos e de carboidratos complexos) mantendo a liberação de insulina prolongada (lembre-se: neste caso, durante treinos intensos e/ou longos) ocorrendo uma moderada redução dos níveis de glicose no sangue, gerando os sintomas da hipoglicemia reativa.
Veja quais são esses sintomas, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina Complementar:
Sintomas no Sistema Nervoso Central
- confusão mental
- sonolência / atordoamento
- sono irresistível que vem de repente e fora de hora
- diminuição da memória em crise
- diminuição da concentração em crise
- desmaio
- síndrome do pânico
- crise de labirintite
Se em algum momento de seu treino você não estiver se sentindo bem, com a sensação de ouvir a voz das pessoas distante, um retardo mental, deite-se e se poder, beba uma bebida com açúcar e aguarde até se sentir melhor. Avise ao seu treinador/professor/amigo quem estiver com você para lhe ajudar a deitar caso você perceba que vai desmaiar!
(Instituto Mineiro de Endocrinologia).
O que é a hipoglicemia reativa?
É um tipo de hipoglicemia que ocorre geralmente após a refeição, desencadeada pela rápida absorção dos carboidratos levando o organismo a produzir uma quantidade de insulina maior que o necessário. Por isso, ocorre uma redução da glicemia com aparecimento dos sintomas aproximadamente uma hora e meia a 3 horas após a refeição.