Hiper
1. O que é Hiper-Realismo?
03
2. Principais características e técnicas
03
3. Hiper-Realismo no Brasil
03
4. Principais artistas do Hiper-Realismo
04
4.1. Edward Hopper
04
4.2. Richard Estes
07
4.3. Chuck Close
09
4.4. Ron Mueck
11
4.5. Alyssa Monks
12
4.6 Denis Peterson
15
5. Referências bibliográficas
17
3
1. O que é Hiper-Realismo
É um estilo de pintura e escultura, que procura mostrar uma abrangência muito grande de detalhes, tornando a obra mais detalhada do que uma fotografia ou do que a própria realidade. Visa alcançar a perfeição nos teus mínimos detalhes. Não expressar um ponto de vista ou formas abstratas e sim trazer a sensação de estar olhando uma foto.
Pintura auto-retrato
O termo remete a uma tendência artística que tem lugar no final da década de 1960, sobretudo em
Nova York e na Califórnia, Estados Unidos.
Os artistas dessa corrente artística utilizavam o recurso da ampliação fotográfica, derivada da
Pop Art - movimento iniciado no EUA na década de 60 do século passado que tinha como alvo principal toda cultura de massa. O Hiperrealismo aliou essa técnica ao uso de uma meticulosa iluminação e de reflexos naturais e artificiais, que conferem uma qualidade visual fantástica a imagens cotidianas, tais como: lojas de alimento, automóveis e reflexos em fachadas de vidros.
2. Principais características e técnicas
Suas principais características se definem resumidamente na precisão dos detalhes das pinturas, como a sombra, luz, brilho, textura. Seus temas são coisas reais, como pessoas, paisagens, animais, esculturas, são imagens pré fabricadas e com cores super realistas, geralmente confundidas com fotografias.
As técnicas usadas são o uso do aerógrafo (airbrush), por exemplo - que nunca toca a tela e que, portanto, não deixa impressas as marcas do gesto e do pincel - permite o controle da quantidade de tinta a ser empregada e sua distribuição