Hinos da harpa cristã
TAMBÉM PUBLICADO NO MENSAGEIRO DA PAZ DE FEVEREIRO/2009, PÁGINA 27.
HISTÓRIA ORIGINAL DOS HINOS DA HARPA CRISTÃ
“CHUVAS DE GRAÇA” (Nº 1)
“Ó DESCE, FOGO SANTO” (Nº 5)
“CRISTO, O FIEL AMIGO” (Nº 8)
“O GRANDE ‘EU SOU’ ” (Nº 84)
“DEIXA PENETRAR A LUZ” (Nº 96)
“MAIS PERTO, MEU DEUS, DE TI!” (Nº 187)
Tendo em vista o crescente número de telefonemas, e-mails e contatos pessoais, nos últimos meses, solicitando-me confirmação da veracidade histórica das afirmações do Sr. José Rodrigues, conhecido como Pastor Jotinha(1), nascido em 1910, vivendo atualmente no Estado do Espírito Santo, de que são de sua autoria os seguintes hinos da Harpa Cristã: “Chuvas de Graça” (Nº 1), “Ó Desce, Fogo Santo” (Nº 5), “Cristo, o Fiel Amigo” (Nº 8), “O Grande ‘Eu Sou’ ” (Nº 84), “Deixa Penetrar a Luz” (Nº 96) e “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!” (Nº 187), apresento abaixo um novo artigo ampliado com as seguintes informações históricas colhidas por mim até este momento como pesquisador da história das Assembléias de Deus há 28 anos e como autor do Dicionário do Movimento Pentecostal (CPAD):
Informações Gerais
1. Nenhum dos seis hinos acima constou entre os 44 hinos do Cantor Pentecostal publicado em 1921 e usado pela Assembléia de Deus de Belém (PA), antes do lançamento da 1ª edição da Harpa Cristã.
2. Nenhum dos seis hinos acima constou entre 220 hinos do pequeno hinário Saltério Pentecostal, publicado em junho de 1931 por Gunnar Vingren, no Rio de Janeiro, para suprir uma carência de exemplares da Harpa Cristã.
3. Na 2ª edição da Harpa Cristã, publicada em 1923 e também na 4ª edição de 1932, somente cinco desses seis hinos acima referidos podiam ser encontrados entre os seus 300 hinos. O “Chuvas de Graça” é o Nº 11; o “Cristo, o Fiel Amigo” é o Nº 20 com o título “Só Jesus”; o “Ó Desce, Fogo Santo” é o Nº 21 com o título “Consagração”; o “O Grande ‘Eu