Hinduísmo
A Índia, a ilhas Maurício, e o Nepal assim como a ilha indonésia de Bali têm como religião predominante o hinduísmo; importantes minorias hindus existem em Bangladesh (11 milhões), Myanmar (7,1 milhões), Sri Lanka (2.5 milhões), Estados Unidos (2,5 milhões), Paquistão (4,3 milhões), África do Sul (1,2 milhões), Reino Unido (1,5 milhão), Malásia (1,1 milhão), Canadá (1 milhão), Ilhas Fiji (500 mil), Trinidad e Tobago (500 mil), Guiana (400 mil), Holanda (400 mil), Cingapura (300 mil) e Suriname (200 mil). * OS DEUSES
No hinduísmo há milhares de deuses, mas todos eles são a manifestação de uma divindade única, um grande espírito universal, difícil de ser definido. Ele está na origem da criação, garante a vida das criaturas e permite a reencarnação das almas em outras vidas, mais ou menos nobres, segundo seu comportamento na vida anterior.
Os deuses, muitas vezes, são representados com muitos braços e muitas cabeças, que simbolizam seus diversos poderes. Os principais deuses são três:
Brahma, o criador: é pura existência, pura inteligência, pura beatitude. É a causa, a origem e a própria essência do universo, porque sem ele nada existe.
Vishnu: é a força que conserva as coisas existentes. É uma divindade benévola. Sua função é salvar e redimir o mundo.
Shiva: reúne em si aspectos contraditórios. Criador, junto com Brahma, é, ao mesmo tempo, destruidor. É o Terrível.
As beldades e seguidores do hinduísmo
- Ganesha tem cabeça de elefante e corpo de humano é símbolo dos obstáculos e das soluções lógicas.
- Kali, mais conhecida como a Mulher Negra, é a deusa da morte e da sexualidade, além de ser ao mesmo tempo a fonte da juventude e da natureza.
- Lakshmi é a deusa do amor, da beleza, da riqueza e da generosidade para com seus seguidores.
- Parvati é o deus da renovação e da transformação.
- Sarasvati é a deusa da inteligência, da música, da sabedoria e talvez uma das mais belas de todas. * Escrituras hindu