hinduismo
1 – Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanatana Dharma por seus praticantes, frase em sânscrito que significa, “A eterna (perpetua) chama (lei)”.
2 – Em um sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na “alma universal”, em um sentido mais especifico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da índia bem-dispostas. De acordo com o livro de história das grandes religiões o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental.
3 – Os hindus acreditam em um espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistas como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que esta em todas as partes e realizar a verdadeira natureza de seu ser.
4 – A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Bramam. Particular destaque e dado a Trimúrti – uma trindade constituída por Brama, Xiva e Vixnu. Tradicionalmente o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro, em vez disso costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Crixna, avatar de Vixnu e personagem central do Bagavadguita.
5 – É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos e não possui fundador.
6 – Uma possível definição de hinduísmo é ainda mais complicada pelo uso frequente do termo “fé” como sinônimo para “religião”. Alguns acadêmicos e diversos praticantes se referem ao hinduísmo como uma definição nativa, como “Sanatana Dharma”, uma frase em sânscrito que significa “a eterna lei” ou “eterno caminho”.
7 – O hinduísmo e uma corrente religiosa que evoluiu organicamente através de um grande território marcado por uma diversidade étnica e cultural significativa.
8 – O