Higiene e Segurança no trabalho
Segurança do trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que procuram à proteção do trabalhador no seu local de trabalho, no que se refere à questão da consciência e da higiene do trabalho (SEGURANÇA DO TRABALHO, 2010).
A segurança do trabalho é um fator de extrema importância nas organizações e é preciso saber passar para seus colaboradores a importância do mesmo, mostrar que a organização se preocupa com o bem-estar de seus funcionários, onde consigam fazer grandes descobertas e executar da melhor maneira possível o seu trabalho.
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. (CHIAVENATO, 2004, P. 352).
HIGIENE NO TRABALHO
Higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimento que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho. (CHIAVENATO, 1999, P.376).
De acordo com Toledo (1930) Higiene e segurança no trabalho são medidas de proteção das pessoas e dos bens da empresa.
A higiene do trabalho tem caráter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho. Os principais objetivos são: Eliminação das causas das doenças profissionais; através da prevenção do reconhecimento e do controle dos agentes ambientais; Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos; Prevenção de agravamento de doenças e de lesões;