Higiene segurança no trabalho
Disciplina – Segurança e Higiene no Trabalho
|MODULO VIII |
[pic]
Trabalho de:
Catarina Brás do Rego
Aluna nº 5-Turma J - 12ºAno
2012
Introdução
Muitas das vezes postas em segundo plano, as condições em que o trabalho decorre são muito importantes para um bom rendimento no trabalho e para índices de satisfação e motivação elevados por parte dos trabalhadores. Da harmonia existente entre o tipo de trabalho realizado e o ambiente físico e humano em que o mesmo decorre, resultará as condições de trabalho adequadas para as pessoas se sentirem bem nos seus postos de trabalho – Decreto-Lei n.º 441/91, de 14 de Novembro, com as alterações introduzidas peloDecreto-Lei n.º 133/99, de 21 de Abril.
“As condições de trabalho são todas as condições que o trabalhador encontra no seu local de trabalho, mas que não se situam só a nível físico(temperatura ruído, humidade, etc), mas também a nível humano (satisfação no trabalho, motivação, envolvimento, participação)”.
Temos assim duas abordagens do conceito de condições de trabalho, que partilham alguns aspectos, nomeadamente, as condições humanas, técnicas, ambientais e organizacionais.
As diversas variáveis que estão presentes na definição de condições de trabalho:
TÉCNICAS:
• Características Físicas, Equipamentos,Psicológicas, Fisiológicas,Ferramentas, etc.
CONDIÇÕESDE AMBIENTAIS:
• Temperatura, Ruído, Horários/turnos,Iluminação , etc.
TRABALHO ORGANIZACIONAL:
• Divisão de tarefas,Formação de Equipas, etc.
Constatamos assim, que os factores que contribuem para a melhoria das condições de trabalho, provêem de quatro vectores:
Humanas – O trabalhador tem de possuir as condições físicas e psicológicas deacordo com as exigências da sua função;
Técnicas – Os equipamentos