Higiene no Ambienteimprimir
567 palavras
3 páginas
HIGIENE NO AMBIENTEEmerson Curzel
Patricia Gomes
Pedra santos
HIGIENE NO AMBIENTE
Em qualquer local onde se manipula e prepara alimentos, a higiene deve ser perfeita para se evitar contaminações por micro-organismos, fungos e bactérias, pois eles podem provocar doenças. Em uma cozinha industrial ou esses cuidados devem ser redobrados porque é necessário usar produtos adequados para eliminar germes e bactérias presentes em restos de comida, gordura incrustada e poeira. INSTALAÇÕES
Físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Devem ser mantidos íntegros, conservados;
As portas e as janelas devem ser mantidas ajustadas aos batentes e devem conter telas contra insetos;
A caixa de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos, devendo estar localizada fora da área de preparação e armazenamento; As luminárias localizadas sobre a área de preparação dos alimentos devem ser apropriadas e estar protegidas contra explosão e quedas acidentais.
INSTALAÇÕES
As instalações elétricas devem estar embutidas ou protegidas em tubulações externas e íntegras de tal forma a permitir a higienização dos ambientes.
O reservatório de água deve ser edificado e ou revestido de materiais que não comprometam a qualidade da água, conforme legislação específica. Deve estar livre de rachaduras, vazamentos, infiltrações, descascamentos dentre outros defeitos e em adequado estado de higiene e conservação, devendo estar devidamente tampado.
LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Primeiramente, deve saber que existem algumas fases nesse processo:
Limpeza: remoção da poeira, objetos, lixo e restos de alimentos do local;
Lavagem: com água e detergente;
Enxague;
Sanitização: tratamento dado a um ambiente ou superfície limpa, através de agente químico, que reduz a população microbiana a um nível seguro e sem microrganismos patogênicos.
Realize sempre uma lavagem de cima para baixo, ou seja,