Higiene do trabalho
HIGIENE DO TRABALHO - A Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa a protecção e a integridade física e mental do trabalhador, preservando-a dos riscos de saúde inerentes ás tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executados. Dentro deste espirito, e não afastando a colaboração entre a área de higiene e segurança e a de saúde ocupacional (medicina do trabalho), no local de trabalho, são garantidas pelos técnicos de higiene, segurança as seguintes actividades: Auditorias de higiene e segurança, realizando levantamentos das situações de risco inerentes à actividade e as respectivas medidas de prevenção relativas aos locais de trabalho / instalações, equipamentos e processos de trabalho. Elaboração de planos de prevenção e protecção. Recolha, organização e tratamento estatístico de elementos relativos à segurança e saúde na empresa. Coordenação e avaliação de alterações e recomendações sobre o controlo de riscos e observância de normas e medidas de prevenção no local de trabalho.
O desenvolvimento tecnológico da humanidade, além de trazer enormes benefícios e conforto para o homem do século XX, tem exposto o trabalhador a diversos agentes potencialmente nocivos e que, sob certas condições, poderão provocar doenças ou desajustes no organismo das pessoas que desenvolvem suas atividades normais em variados locais de trabalho.
A Higiene do Trabalho, estruturada como uma ciência prevencionista, vem sendo aperfeiçoada dia a dia e tem como objetivo fundamental atuar no ambiente de trabalho, a fim de detectar o tipo de agente prejudicial, quantificar sua intensidade ou concentração e tomar as medidas de controle necessárias para resguardar a saúde e o conforto dos trabalhadores durante toda sua vida de trabalho.
A Associação Norte-Americana de Higienistas Industriais define deste modo esta ciência:
A Higiene Industrial é uma ciência e uma arte, que tem por objetivo. o