Preparo de solução
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: sólido, líquido, gasoso. Nas soluções, o disperso recebe o nome de soluto, e o dispersante é denominado solvente. Assim, como na prática a seguir, quando dissolvemos o hidróxido de sódio (NaOH) em água destilada, o NaOH é o soluto e a água destilada, o solvente. Em geral as substâncias inorgânicas são polares, enquanto as orgânicas são apolares. Uma substância polar tende a dissolver num solvente polar. Uma substância apolar tende a se dissolver num solvente apolar.
OBJETIVO
Preparar solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH). Logo em seguida determinar a concentração exata da solução preparada. MATERIAIS
Balão volumétrico de 250mL - 01
Bastão de vidro – 01
Becker de 100 mL – 01
Espátula - 01
Funil simples - 01
Pipeta - 01
Pisseta - 01
Vidro de relógio - 01
REAGENTES
Hidróxido de sódio (NaOH)
MÉTODOS (PROCEDIMENTOS)
Inicialmente calculou-se a massa necessária para preparar 250mL de uma solução de NaOH a 0,1 mol/L. Assim utilizou-se uma espátula e um vidro de relógio para transferir a massa pesada. Colocou-se o NaOH em um becker de 250 mL, contendo aproximadamente 50 mL de água destilada, sendo assim dissolvido com o auxílio de um bastão de vidro. Então, com cuidado a solução foi transferida para o balão volumétrico de 250 mL. Adicionou-se o solvente até que o volume da solução atingisse o menisco.
RESULTADOS
Homogeneizou-se a solução, e em seguida transferiu-se para um frasco de polietileno e rotulou-se, após ter sido calculado a concentração molar dessa substância por meio da seguinte fórmula: M=m1/Mm1xV
M=m1/Mm1xV
M=5,0817/40x0,25
M=0,80817 mol/L
CONCLUSÃO
Após realizar o processo, viu-se que com conhecimentos de cálculos químicos, pode-se calcular a quantidade que era necessária para ser formada uma solução de NaOH a 0,1 mol/L.