Resumo do livro comenio
Capítulo l - O Peregrino da Educação
Para poder compreender um pensador e de soma importância que se conheça o momento histórico e conheça sobre o lugar onde este pensador viveu, para que assim possamos entender seu pensamento e sua vida.
O tempo e o espaço determinam, em grande medida, a produção de um autor.
A tarefa, portanto,aparentemente simples, de escrever a biografia de um autor,reveste-se de complexidade quando tomamos o trajeto de sua vida como uma parte significativa na compreensão ou explicação de sua obra. Para o estudo de fatos históricos, ou de obras filosóficas, literárias ou educacionais, há um certo número de princípios de trabalho e de controle, senão definitivos,ao menos provados e utilizados praticamente,mas que inexistem quando se trata de elaborar uma biografia.
Assim, no estudo biográfico que fizemos de Comênio, buscamos trazer não apenas os aspectos particulares, subjetivos, de inteligência, mas também as fontes,as inspirações,as convivências com o universo cultural no quadro de seu contexto histórico-social. Desta maneira,compreender-se-á melhor sua formação intelectual, religiosa, política, filosófica e educacional, no contexto do século XVll na Europa, bem como tornar-se-ão mais claras as respostas que ele deu a seu tempo por meio de seus escritos.
João Amós Comênio nasceu a 28 de março de 1592 em Nivnice, na Morávia, região pertencente ao Reino da antiga Boêmia, hoje República Tcheca. Sua família fazia parte do grupo religioso Unidade dos Irmãos Boêmios. Essa congregação seguia uma moral austera e tinha a Bíblia como base e regra de fé.
Buscando sempre a pureza dos costumes, o fervor religioso e a fraternidade sincera, a Unidade dos Irmãos tinha na educação comunitária de crianças, jovens , tanto homens quanto mulheres, um de seus mais sustentáculos.
Essa congregação religiosa sempre teve muita importância social, cultural e política. Os Irmãos Boêmios distinguiam-se ainda pela quantidade de publicações