Higiene De Alimentos Mat Ria Toda
Antes de discutir a natureza. o modo de ação e as aplicações práticas de cada agente químico antimicrobiano individual, é importante compreender os termos gerais utilizados para descrever estes agentes e suas atividades.
Os agentes antimicrobianos podem ser divididos naqueles que matam os Microrganismos (agente microbicida) e naqueles que meramente inibem seu crescimento (agente microbiostático)
Como isto é avaliado varia entre os principais tipos de agentes químicos que são descritos nos parágrafos a seguir.
Estes agentes podem ser adquiridos no comércio local ou de representantes diretos de indústrias, como aqueles que servem as companhias de limpeza de hospitais.
TERMOS MAIS IMPORTANTES
a) Antimicrobiano - substâncias químicas que matam os microrganismos ou previnem o seu crescimento.
b) Anti-séptico - composto químico usualmente aplicado na superficie do corpo humano, que previne a multiplicação dos microrganismos. Isto ocorre em função da morte do microrganismo ou pela inibição do seu crescimento e da sua atividade metabólica. Os Anti-sépticos são utilizados em feridas e cortes para evitar uma infecção e as prateleiras das farmácias estão cheias de cremes. sprays e líquidos anti-sépticos.
c) Anti-sepsia - método químico de desinfecção da pele, membranas mucosas ou outros tecidos vivos.
d) Assepsia - condição de ausência de contaminação por microrganismos indesejados.
e) Asséptico - adjetivo de assepsia, ou seja, local livre de patógenos.
f) Degerminação - remoção mecânica de microrganismos a área de área limitada. Ex Na aplicação de uma injeção a pele é esfregada usualmente por um algodão com álcool. g) Desinfetante - substância química que mata as formas vegetativas de microrganismos patogênicos. mas não necessariamente suas formas esporuladas. O termo normalmente refere-se a substâncias utilizadas em objetos inanimados.
h) Desinfecção - processo que utiliza um agente para destruir microrganismos infecciosos.