Higiene coletiva e ambiental
HIGIENE
É o conjunto de conhecimentos e técnicas para se evitar doenças usando a desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza.
TIPOS DE HIGIENE
PESSOAL
É o hábito e o cuidado que devemos ter com nosso corpo, com medidas simples como: Banho, assepsia, lavar as mãos, higiene bucal, água potável, etc.
COLETIVA
É um conjunto de normas para se evitar doenças, como o saneamento básico, com água tratada, esgoto, coleta de lixo, etc.
SANEAMENTO BÁSICO
A falta de saneamento básico além de prejudicar a saúde, eleva os gastos com a saúde, pois a população passa a procurar mais o atendimento, devido a estarem doentes pela falta de abastecimento adequado, sistema de tratamento de esgoto e coleta de lixo.
ÁGUA
ÁGUA POTÁVEL
É aquela que pode ser consumida por pessoas e animais, que não possui substâncias tóxicas, sem riscos de adquirir doenças.
ÁGUA SALOBRA
É aquela que tem mais sais que água doce.
PURIFICAÇÃO E POTABILIZAÇÃO
Consiste no tratamento da água a fim de remover as possíveis contaminações para o consumo humano.
ESGOTO
É todo dejeto transmissor de doença, quando jogado diretamente no meio ambiente gera fortes odores, além de conter bactérias causadoras de enfermidades.
TRATAMENTO DE ESGOTO
Tem o objetivo de remover sólidos suspensos como lixo, areia, sólidos dissolvidos, matéria orgânica e organismos patogênicos (Causador de doenças).
TIPOS DE LIXOS
LIXO DOMÉSTICO
É o lixo que é produzido em casa, bares, restaurantes, supermercados, etc. É composto por restos de comida, papéis, vidros, plásticos, etc, normalmente é encaminhado para aterros sanitários.
LIXO HOSPITALAR
É o lixo de hospitais, farmácias, postos de saúde, casas veterinárias, são seringas, vidros de remédio, algodão, gaze, restos de órgãos humanos, é perigoso e pode transmitir doenças, tem um tratamento diferenciado desde a coleta até a disposição final, é transportado em veículos especiais e