Hierarquia das Necessidades de Maslow
A pirâmide da hierarquização das necessidades humanas foi criada pelo psicólogo e professor Abraham H. Maslow (1908-1970). No inicio A Pirâmide de Maslow, como é conhecida, foi criada para hierarquizar as necessidades humanas com objetivo de compreender sua motivação, era utilizada para a área psicológica, nos circuitos humanistas,onde as necessidades de nível mais baixo são primárias, sendo externas(extrínsecas), necessidades de nível mais alto são secundárias, sendo internas (intrínsecas). Somente quando um nível inferior está satisfeito ele deixa de ser motivador e da oportunidade para a dominação de outro nível, sendo esse superior. “Segundo Idalberto Chiavenato, na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes – as chamadas necessidades primárias -, enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas – as necessidades secundárias.”
Através da Pirâmide, Maslow define um conjunto com as cinco necessidades humanas:
Necessidades Primárias:
Necessidades Fisiológicas: são necessidades básicas de sobrevivência e preservação da espécie, orientam a vida humana desde o momento do nascimento,constituindo as necessidades de nível mais baixo, como a alimentação (fome e sede), o descanso e o desejo sexual. É a necessidade humana mais importante a qual dirige o comportamento do indivíduo quando estão insatisfeitos.
Necessidades de Segurança: vão surgir quando as necessidades fisiológicas estiveremsatisfeitas. Representam as necessidades de segurança e estabilidade, tais como a moradia, seguro de vida, estabilidade no emprego, plano de saúde.
Necessidades Secundárias:
Necessidades Sociais: incluem as necessidades de relacionamento com outras pessoas, como a participação em grupos, associação, aceitação, troca de amizade, afeto e amor. Quando essas necessidades não são satisfeitas, causam frustações, solidão e falta de adaptação social.
Necessidades de Estima: são